Visão Geral

Tema: “Crises, Mudanças Globais e Resiliência Sistêmica

 

O tema do 15º. Congresso Brasileiro de Sistemas (CBS) inscreve-se no âmbito das discussões e reflexões globais a respeito da pandemia do corona vírus (COVID-19) e de seus múltiplos e extensos impactos sobre os mais diversos sistemas social-ecológicos em todo o mundo. Às várias crises (além da sanitária, também a econômica, a social, a política, a ecológica, entre outras) desencadeadas pela pandemia, somam-se outras, como a crise (emergência) climática, cujos impactos duradouros globais desafiam a capacidade de resposta, a viabilidade e a governança dos complexos sistemas de interesse em torno dos quais se organizam as sociedades contemporâneas.

A incerteza e a complexidade da situação no período pós-pandemia, ou no “novo normal”, independentemente do que isso possa querer significar, requererá a adoção de abordagens sistêmico-cibernéticas que possam nos auxiliar e oferecer novas perspectivas e possibilidades no design de sistemas de aprendizagem para ação efetiva na construção de sociedades mais democráticas, igualitárias e ecologicamente responsáveis. A necessária busca de respostas menos fragmentárias e mais integradoras para enfrentarmos a gravidade da situação em que nos encontramos, revela uma vez mais a significância do pensamento sistêmico-cibernético para o futuro da humanidade.

Em meio às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 e considerando as condições sanitárias dos participantes, optou-se por realizar a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Sistemas na modalidade virtual. Se por um lado o distanciamento impede a criação de espaços físicos de conversação, de internetworking e de interações sociais, típicos da comunidade sistemista, por outro, ferramentas e ambientais virtuais possibilitarão a aproximação dos participantes por meio de salas de discussão on-line e cafés virtuais, proporcionando a interatividade e a troca de conhecimentos tão esperados por todos... e sem sair de casa!!!

Ao longo dos três dias do 15º CBS, a trilha principal do evento se constituirá de palestras e apresentações de trabalho. Na seção de palestras, um grande repertório de palestrantes ilustres e renomados nas áreas do pensamento sistêmico e da cibernética vão discutir e repercutir as várias perspectivas e dimensões de análise e síntese que remetem ou são desencadeadas pelas crises, mudanças globais e resiliência sistêmica.  Além disso, haverá apresentação de trabalhos nas sessões técnicas de modo mesclado com as palestras a serem proferidas, sempre amparadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.

Fica o convite para você que nunca teve oportunidade de participar de uma das quatorze edições do CBS ou para você que é parte dessa comunidade de sistemistas, seja como pesquisador, praticante ou simpatizante das teorias e abordagens sistêmicas. Esperamos que todos possam se conectar e acompanhar de perto!!!

Serão muito bem-vindos os trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica que contemplem as seguintes linhas:

I. Epistemologia e Pesquisa Sistêmica
II. Tecnologia e Sistemas e Informação e Comunicação
III. Administração e Redes entre Organizações
IV. Sociologia e Políticas Públicas
V. Economia e Desenvolvimento
VI. Psicologia e Saúde
VII. Inovação Sistêmica

Onde tudo começa...


A 15ª edição do Congresso Brasileiro de Sistemas (CBS), organizado pela ISSS Brasil – International Society for the Systems Sciences, congrega várias comunidades acadêmicas e científicas de diversas áreas do conhecimento, que se identificam com as abordagens derivadas das teorias de sistemas e cibernética, envolvendo à aplicação generalista de arcabouços teórico-conceituais, frameworks, métodos, técnicas e ferramentas, sob a égide do pensamento e prática sistêmica para a resolução e estruturação de problemas nos âmbitos organizacional, político, social, tecnológico, cultural, legal e ambiental.

Graças à amplitude e alcance do Congresso em nível nacional e internacional, a cada edição novos horizontes de aplicação são abordados e o número de interessados é crescente. No 15º CBS, o tema principal orbita em torno das questões situacionais que permeiam o mundo cibernético e as contribuições para os desígnios da atual conjuntura socioeconômica mundial.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

15º Congresso Brasileiro de Sistemas

by ISSS Brasil Chapter

International Society for the Systems Sciencies